sábado, 31 de março de 2007

4º Passeio TT (Comporta - Lagos)

22 de Abril de 2006

Percorrer cerca de 300 quilómetros ao volante de um jipe ou de uma moto 4 foi o desafio proposto pela promotora de eventos Carla Caldeira Produções aos 94 participantes que se aventuraram por terras alentejanas e algarvias.

Foi com grande entusiasmo que chegámos à Comporta com o objectivo de iniciarmos mais um passeio Todo-o-Terreno por terras alentejanas e algarvias fugindo constantemente ao tradicional eixo das estradas convencionais e descobrindo novos e velhos trilhos, que compostos com a bela paisagem circundante, se revelaram um "pote de mel" para todos os que puderam disfrutar desta pequena aventura "Lá Fora - Cá Dentro".

Camaradagem e espírito de entreajuda não faltaram aos participantes, que perante algumas adversidades puderam dar largas às suas potencialidades como "salvadores da pátria".

Mais um passeio e muita diversão… Por volta das 9h30 faziam-se os últimos preparativos para uma viagem que prometia ser rica em adrenalina. Na freguesia da Comporta, situada no concelho de Alcácer do Sal, a presidente da Junta, Maria José Coelho Martins, deu as boas-vindas a uma comitiva composta por 22 jipes e 25 moto 4, num núcleo de cerca de 150 pessoas, entre participantes, acompanhantes e elementos do staff. "É de louvar iniciativas como estas", referiu a autarca, lamentando que o principal obstáculo notado na freguesia seja o facto dos jovens "não terem muita força de vontade" para elaborar actividades lúdicas e desportivas.

Depois de tomado o pequeno-almoço, os participantes arrancaram para mais uma proeza motorizada, tendo como destino final a cidade de Lagos. Com o azar do seu lado, o já habitual participante nestas lides, o professor Pedro Branco viu-se impedido, logo nos primeiros momentos, de continuar tão estimulante desafio, devido à falha na transmissão do seu jipe. Adepto dos eventos da promotora, o amante deste desporto não desanimou e seguiu à boleia, provando que o mais importante neste tipo de iniciativas é o convívio.

Com alguma chuva a acompanhar a viagem, os participantes deslumbraram-se com um dos principais atractivos do percurso: a beleza das paisagens que caracterizam o solo alentejano. Por entre saltos, trilhos difíceis e muitas peripécias à mistura, tinham-se já percorrido cerca de 150 quilómetros, ficando na memória dos aventureiros as passagens por Melides, Santiago do Cacém e Sines.

O primeiro descanso ocorreu no Restaurante Marisqueira "O Jaime", em Odemira, onde um almoço cheio de iguarias aguardava pela comitiva. Sempre com a boa disposição como pano de fundo, os participantes descansaram as pernas, de modo a enfrentar a segunda parte do percurso. Com o sol a dar os primeiros sinais, seguiram-se mais 140 quilómetros, passando por Romeiras, São Teotónio, Barragem da Bravura e Bensafrim, até chegar ao tão desejado objectivo: Lagos, uma cidade rica em tradições ancestrais, ligadas ao mar e à fauna piscatória.

Com algum cansaço estampado no rosto, próprio de um dia cheio de façanhas, toda a comitiva ficou instalada no Hotel Tivoli, onde à sua espera tinha uma pequena lembrança da Câmara local, habitual apoiante dos eventos organizados pela «CC Produções». Com uma bela vista para o mar, o jantar foi servido no Duna Beach Club, restaurante do Hotel Tivoli, (disponibilizou ainda o transporte para o local), onde os participantes aproveitaram para conversar sobre as peripécias vividas durante o raid, desde às quedas, sem grandes consequências, aos banhos de lama, que alguns aventureiros tanto gostam. Antes do final da noite, foram atribuídas a alguns participantes várias taças por determinadas categorias… Manuel Horta, conhecido pelo seu sentido de humor apurado, levou para casa a taça de dar mais trabalho ao staff, um prémio que lhe assenta que nem uma luva.

Mais uma vez a Carla Caldeira Produções primou pela vasta segurança imposta no evento, deixando em todos "um sabor de ansiedade" para a próxima viagem TT por terras de Portugal.

(A esmagadoria maioria dos textos foi retirada do site da CC Produções)

Para outros exemplos de raça latina por terras do sul consultar este link.

Sem comentários: