sábado, 31 de março de 2007

VI Passeio TT "Na Rota dos Dinossauros"

Lourinhã
2 de Dezembro de 2006

Marcando uma viragem mais a norte neste circuito lúdico de TT, decidiu-se elaborar um passeio nesta bonita região de Portugal onde outrora os dinossauros caminharam e de tão "fortes" que eram, deixaram a sua "impressão digital" nos terrenos circundantes à Lourinhã.

Atendendo às suas características muito especiais, os passeios TT na Lourinhã organizados pela promotora podem configurar como sendo já uma tradição. E este não fugiu à regra. Intitulado «VI Passeio TT na Rota dos Dinossauros», o evento, que já vai na sua sexta edição, foi uma óptima oportunidade para os participantes viverem um dia carregado de adrenalina e muita emoção.

Pese embora ter sido notícia em grandes manchetes televisivas e jornais, em virtude das cheias que assolaram o concelho lourinhanense, situação que motivou uma série de dúvidas quanto à realização do passeio, foi com grande satisfação que os participantes receberam a indicação de que o evento ia mesmo realizar-se. Quem anda por dentro dos meandros da modalidade sabe que os mais afoitos e destemidos adoram as condições fantásticas que a Lourinhã oferece para a prática do todo-o-terreno turístico. Daí os comentários de felicidade antes da partida, como que antevendo um dia inesquecível. E não se enganaram, tantas foram as peripécias da jornada.O dia apresentava-se cinzento, com a chuva a anunciar-se no horizonte. Vestígios das cheias eram quase nulos. Apenas e só a muita água que inundava os campos agrícolas. Bem cedo, os participantes rumavam até ao local da partida junto aos Bombeiros Voluntários da Lourinhã, num universo de 30 motos 4, 17 jipes, compondo uma comitiva a rondar as 80 pessoas. Depois do «briefing» habitual, desta vez mais burilado, atendendo ao estado perigoso do terreno, a caravana arrancou. Momentos divertidos.

Após se percorrerem os primeiros quilómetros na localidade do Toxofal, apareceram os primeiros percalços, face ao «atascanço» de diversas motos e jipes, situação resolvida com muito ardor pela organização, que cedo percebeu estar em perspectiva um dia muito trabalhoso. Seguiu-se a Pinhôa, com os seus majestosos e típicos moinhos de vento, onde o mau estado do terreno se fez sentir ainda com mais intensidade, pois originou nova série de «atascanços», pretexto para momentos divertidos, uma vez que praticamente ninguém conseguiu transpor os obstáculos, incluindo-se nesse aparato algumas viaturas da organização.Resolvida mais essa contrariedade, os caminhos foram dar ao Vimeiro, mais precisamente ao Restaurante Braga, onde estava previsto a realização do almoço, um espaço de restauração que a promotora faz questão de utilizar sempre que anda por estas bandas, face à forma profissional como o seu proprietário – Duarte Nuno – sabe receber e servir.

Depois do repasto e como já se previa, com o escurecer do dia, percorreu-se uma distância mais curta em direcção ao centro da Lourinhã, mas sem escapar à ocorrência de algumas situações caricatas, prontamente resolvidas.“Falta-te o kit de unhas”.

Findo o passeio, e depois da verificação do estado lastimável em que chegaram os participantes e viaturas, cedo se percebeu que a jornada tinha sido dura, contrastando com a felicidade de todos, guardando as histórias para contar ao jantar.Após um retemperador banho, a comitiva seguiu para o Teimoso, onde foi servido a jantarada de fecho. As gargalhadas entoavam na sala, motivadas pela descrição das peripécias mais caricatas do dia. Os mais incautos e azarados não escapavam às tiradas de gozo dos mais experimentados ou, se quisermos, mais afortunados. E ouvia-se, amiúde: “Falta-te o kit de unhas”. E assim terminou mais um dia TT de muito adrenalina, onde o espírito de confraternização esteve sempre presente. E o “até à próxima” ouvia-se na hora da despedida.

Passeio TT é aposta da Câmara. José António Tomé é vereador da Câmara Municipal da Lourinhã, responsável pelo Pelouro do Turismo e, consequentemente, um dos membros organizadores do Passeio TT. Para o autarca, o facto de estarmos perante a sexta edição do evento “constitui desde logo um indicador da aposta da Câmara neste passeio TT”, situação essa que é para “manter”, tendo em conta “as mudanças da sociedade”. Assim, é objectivo da autarquia “abraçar, cada vez mais, projectos que envolvam a actividade física, a protecção ambiental, o conceito de saúde e bem-estar”. O vereador faz questão de frisar a importância destes eventos para a promoção da Lourinhã, pois são estas iniciativas que permitem conhecer o ”património, os recursos e conseguir chegar a segmentos de mercado específicos, como o do turismo activo”. Apesar dos encontros terem com objectivo “os não residentes”, José António Tomé destaca a importância de se tornarem “um factor de equilíbrio entre o litoral e o interior do concelho”, acrescentando que a autarquia tenta, “com a excepção óbvia das motos de água, envolver as freguesias e populações do interior do concelho nestas actividades”, alcançando “um «feedback» muito interessante nesse sentido”. Apesar da nova lei das finanças locais, o autarca refere que todas estas iniciativas “não” correm o risco de perder apoios ou desaparecerem, visto que “a realização destas actividades tem um peso muito reduzido no orçamento anual da autarquia”, tendo sempre presente “a boa relação custo/benefício que é possível obter”.


(A esmagadora maioria dos textos foi retirada do site da CC Produções)

Para outros exemplos de raça latina por terras do litoral oeste consultar este link.

Sem comentários: